domingo, 26 de junho de 2011

Reciclagem: o que fazer com borra de café

Link

Eu adoro café passado. E nunca jogo a borra no lixo, porque aprendi que ela é muito boa pra limpar o encanamento da pia. 
Ontem, passeando pelo site Low Impact Betty, encontrei um ótima lista do que se pode fazer com a borra do café, e, seguindo com a pesquisa, encontrei algumas coisas interessantes a respeito no Como Fazer Tudo. Juntando tudo, aqui estão algumas possibilidades:

1. Fertilizante para plantas. A borra do café é rica em nutrientes, ótima para plantas que gostam de um solo ácido. Antes de colocar na terra, misture com outro adubo orgânico e deixe fermentar por alguns dias. Quando misturada com as sementes de cenoura e rabanete antes do plantio, aumenta seu tamanho e quantidade, além de afugentar as pragas.
2. Para amaciar e dar brilho aos cabelos. Ao lavar seu cabelo, esfregue borra de café nos cabelos molhados e enxague. Quando esfregada no couro cabeludo, a borra ajuda a evitar a caspa. Nos cabelos castanhos e pretos, intensifica a cor. Você também pode usar borra de café para tornar mais brilhante o pelo de seu cão.
3. Esfoliante para a pele. Esfregue a borra na pele e depois lave.
Ela também funciona contra celulite. Misture-a óleo de vitamina E e massageie sobre a área onde existe celulite. Repita 2 ou 3 vezes e enxague no chuveiro.
4. Desodorizador na geladeira.
A borra de café atrai e prende odores indesejáveis, sem misturar estes odores com o inconfundível aroma de café. Depois de secá-la (você pode usar toalha de papel), coloque-a dentro de um pote vazio de margarina ou algo semelhante. Coloque a tampa sobre o pote, mas faça buracos na parte superior para permitir o fluxo de oxigênio, o que garante a eficácia.
Pra usar como um desodorizante em outras situações, coloque a borra seca dentro de uma meia-calça velha, feche e amarre. Estes sachês podem ser usados dentro de armários ou em qualquer área que precise ser refrescada. Funciona por algumas semanas, talvez até um mês. 
5. Inibidor de poeira / cinza na lareira. Não tenho lareira em casa, mas sei bem que a limpeza não é um processo dos menos incômodos, já que a cinza é muito leve e arejada, o que faz com que se espalhem facilmente. Pra facilitar, a borra de café molhada, colocada suavemente sobre as cinzas e a fuligem, absorve a poeira, o que permite uma limpeza bem mais rápida e menos bagunçada. No meu caso, é mais interessante aproveitar isso na limpeza da churrasqueira, que é o que usamos mais aqui. 
6. Limpador. Uma panela difícil de limpar, um cinzeiro cheio de manchas, toda hora aparece coisas que parece que a gente não vai conseguir limpar. Nesses casos, a borra de café pode ser de grande ajuda, por ser extremamente abrasiva e ácida. Pra isso, misture-a com um pouco de água e esfregue com uma escova firme. Se o objeto for uma superfície que pode manchar, isso precisa ser um processo rápido, pois a borra pode tingi-lo.
7. Tingimento. Pegue borra de café e feche-a dentro de um filtro ou nylon . Mergulhe em duas xícaras de água quente por cinco a dez minutos. Depois de ter feito isso, você tem um corante pronto para uso. A borra de café pode servir como um excelente corante marrom para qualquer coisa, desde tecidos até papel ou até mesmo ovos de Páscoa. Nos móveis marrons, é possível cobrir arranhões e manchas indesejadas.
8. Repelente para gatos e pragas. Pra evitar que os gatos deixem pequenas surpresas no jardim ou horta, usando-os como caixa de areia, a borra de café, misturada com um pouco de casca de laranja, e espalhada pela terra vai mante-los longe, já que eles não gostam do cheiro do café nem de cheiros cítricos. A borra também ajuda a manter à distância formigas incovenientes, quando colocada sobre os formigueiros por cerca de uma semana.
9. No cultivo de cogumelos. Um uso que eu nunca imaginei, mais dos mais interessantes, além de poder ser feito durante o ano todo em ambientes fechados. Pra cultival cogumelos na borra de café, é necessário um pote de vidro ou balde, pedaços e partes de plantas onde já estejam crescendo cogumelos, disponíveis para compra em muitos locais (infelizmente, aqui em Ametista não :/). Coloque a borra molhada no recipiente, empurrando um dos pedaços de planta com cogumelos para dentro da borra. A cada vez que você beber café, coloque a borra no balde e acrescente mais planta. Assegure-se de manter a borra úmida. Dentro de alguns dias você deve começar a ver o cogumelo crescendo. Continue acrescentando mais borra e pedaços de plantas, até ocupar todo o espaço de seu recipiente. Talvez surja um pouco de mofo crescendo na borra; apenas remova o mofo para que não afete os cogumelos.
10. No encanamento da cozinha. Esse era o único uso que eu dava, até agora. O encanamento da pia tende a criar, às vezes, um odor bem desagradável. Pra corrigir esse problema, cerca de uma vez por semana, despeje meia xícara de borra de café no ralo, seguida imediatamente de água quente, no mínimo umas cinco xícaras, o que vai empurrar os grãos e garantir que o ralo não entupa. Isso mantém o encanamente sem odores por pelo menos uma semana.
11. Cozinhando - Para cozinhar, não utilize a borra de café. Em vez disso opte pelo café que sobrou, ou pó fresco. O café que sobra na cafeteira é um ótimo amaciante de carne. Mergulhe seu bife no café para tornar a carne mais macia, ao mesmo tempo acrescentando um sabor ótimo e diferente! Você também pode adicionar pó fresco em biscoitos e bolos de chocolate para um sabor mais rico e único. Tecnicamente você poderia adicionar a própria borra, mas o pó novo dá às sobremesas um sabor mais forte e fresco!

Então, o que você faz com a borra de café depois de obter a sua dose de cafeína?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário